Tags

,

whatsapp-image-2016-11-17-at-18-21-27

Em 2014, comprei este livro da minha colega do curso de direito. Ela estava concluindo o TCC sobre Justiça Restaurativa e eu estava fazendo um curso de Formação em Justiça Restaurativa na FADISMA.

Ainda que formada como Facilitadora em práticas restaurativas, na época envolvida com meu TCC sobre a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), e depois com os estudos pra OAB, ainda não tinha focado e nem dado o devido valor que a Justiça Restaurativa merece.

Agora, pude ler este livro do Howard Zehr, onde ele explica o que é Justiça Restaurativa, como é, e para quem. Tenho certeza de que a JR é uma forma alternativa de resolução de conflitos revolucionadora, que tem, e que terá ainda grande potencial nas mudanças do sistema criminal no país e no mundo.

Mas, como uma filosofia que tem por princípio restaurar o dano e atender às necessidades dos envolvidos, pode ser aplicada em diversos âmbitos sociais para resolver e prevenir conflitos dos maiores e mais distintos.

Ainda em 2014, eu havia escrito um resumo, de uma ideia de aplicação das práticas restaurativas no âmbito empresarial. Essa questão ainda tem muito a se desenvolver!

Convido à leitura deste livro e de todos que remetem à JR, porque realmente é uma nova visão de mundo, e de construção de paz.

Anúncios